Domingo Costa

Educação STEAM: Escolas de Goiás participa pela primeira vez da Campus Party

O projeto Escola do Futuro é desenvolvido pelo Centro de Educação, Trabalho e Tecnologia da Universidade Federal de Goiás (CETT/UFG), sob a gestão da Secretaria de Estado de Desenvolvimento e Inovação (Sedi), que visa a reestruturação da rede de Ensino Profissional e Técnico do Estado.

A instituição oferece cursos gratuitos nas modalidades de Capacitação, Qualificação Profissional e Técnico de Nível Médio em áreas ligadas à temática do evento como Gestão e Negócios e Informação e Comunicação.

Para chegar à CP Goiás pela primeira vez, os 120 estudantes contemplados das EFGs tiveram que participar dos Jogos Internos de Inovação e Tecnologia (JIIT-EFG) em suas respectivas unidades escolares. Os beneficiados terão acesso gratuito à área Open, Arena e Camping. Já os 30 professores escolhidos devem orientar os discentes na apresentação dos projetos durante o período da exposição do festival de tecnologia.

A programação do estande da Escola do Futuro inclui apresentação de Pitch dos Jogos Internos de Inovação e Tecnologia (JIIT-EFG), Oficina de Metaverso, Oficina de Desenho e Criação de Figurino, Oficina de Robótica com Arena, Oficina de Improvisação e Jogos Teatrais, Robozão, Oficina de impressão 3D, artes na metodologia STEAM, apresentação de holograma, apresentação de projeto casa inteligente, espaço instagramável, intervenções artísticas, entrega dos certificados e muito mais.

A Campus Party 2022 volta a ser realizada de forma presencial depois de dois anos sendo produzida em formato híbrido (online e presencial) devido à pandemia do coronavírus. O evento é promovido com apoio do Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento e Inovação e a expectativa geral é atrair mais de 70 mil pessoas.

Autor de 13 livros, apresentador, podcaster e professor na New York University, Steven Johnson é um especialista em história das invenções e ideias, chamado pelo Wall Street Journal de “um dos mais persuasivos defensores do papel da colaboração na inovação”.

Entre suas obras estão best sellers como “De onde vêm as boas ideias”, “O mapa fantasma”, “Wonderland” e “Como chegamos até aqui”. Em seus textos, é possível conhecer o passado, o presente e o futuro da inovação. Ele mesmo um inovador, co-criou uma das primeiras revistas on-line, FEED, e o site de mídia hiperlocal, outside.in, vendido para o AOL em 2010.

O STEAM está por todo lado. Essa entrevista só acontece por causa de um monte de materiais feitos através das tecnologias STEAM, como a câmera e o microfone. Estamos enfrentando um futuro cada vez mais tecnológico, e é importante que nós ensinemos às crianças como a tecnologia funciona e a terem a mente crítica e que construa essa tecnologia, para sermos donos e críticos em vez de só usuários passivos

“E nós esperamos que no futuro sejam muito mais crianças, porque cada uma que participa tem essa experiência de construir com as mãos a sua solução, que é correta, porque não existe uma só solução e você nunca está errado quando constrói alguma coisa com as mãos”.