Blog Domingos Costa

Notícias e Variedades
Tudo sobre Aposentadoria por Idade

Se você tem pouco tempo de contribuição junto ao INSS e, tem o interesse em se aposentar, este post irá te auxiliar a alcançar a tão sonhada aposentadoria, pela modalidade por idade.  

O que é a Aposentadoria por Idade?

A Aposentadoria por Idade é para aquelas pessoas que atingiram 15 anos de tempo de contribuição junto ao INSS. Para os homens a idade deve ser 65 anos, e as mulheres, no ano de 2021, deverão ter 61 anos, sendo que, a idade da mulher aumenta 06 meses a cada ano, até se estabilizar em 62 anos, no ano de 2023.

Deste modo, se você é mulher e tem dúvidas de qual idade será necessário ter no momento de solicitar a aposentadoria, veja o gráfico de evolução da idade:

Ano Mulher (idade) Homem (idade)
2019 60 anos 65 anos
2020 60 anos e 06 meses 65 anos
2021 61 anos 65 anos
2022 61 anos e 06 meses 65 anos
2023 62 anos 65 anos

E aí você se pergunta: Mas como assim? Então, sou mulher, quero me aposentar, e dependendo da época que eu fizer o pedido a idade estará diferente?

Isso mesmo!

E para facilitar a compreensão, vamos a um exemplo prático:

Ana tem o interesse de se aposentar por idade, visto que, completou 60 anos, em 15 de fevereiro de 2021. Sendo assim, Ana buscou um Advogado Especialista em Direito Previdenciário para analisar a sua situação e, verificar se já atingiu os requisitos para a tão sonhada aposentadoria.

O especialista, ao analisar o tempo de contribuição e a idade de Ana, verificou que a mesma já atingiu os 15 anos de tempo de contribuição. No entanto, em relação ao requisito idade, pelo gráfico apresentado acima, Ana só atingirá os requisitos em 15 de agosto de 2022, quando completa os 61 anos e 06 meses de idade. Assim, Ana deverá aguardar até esta data, para então, solicitar a sua aposentadoria.

Por isso, é necessário ter bastante cuidado no momento de solicitar a aposentadoria, visto que, a idade da mulher só se estabiliza em 2023.

Já os homens, não há preocupação quanto o requisito idade, visto que, a idade está fixada em 65 anos.

Se você tem interesse em saber mais sobre a Aposentadoria por Idade, clique aqui!

Além da alteração nos requisitos da Aposentadoria por Idade, com a Reforma da Previdência, a Aposentadoria por Tempo de Contribuição deixou de existir e, com isso, foi criada Regras de Transição para auxiliar aquelas pessoas que estavam próximas a se aposentar. Se você tem interesse em saber mais sobre essas Regras de Transição, clique aqui.

Além dos requisitos de aposentadoria, outro questionamento bem comum é referente ao cálculo do valor da aposentadoria, por isso, iremos explicar também como funciona.

E o valor do benefício previdenciário? Como fica?

O valor da aposentadoria que mais foi impactado com a Reforma da Previdência, que passou a ser de 60% da média aritmética simples de todo o período contributivo desde julho de 1994, ou seja, serão somadas ao cálculo todas as contribuições desse período.

Já para aquelas pessoas que tiverem mais de 20 anos de contribuição, será acrescido 2% a cada ano, que exceder os 20 anos, no caso de homem. E para as mulheres, a regra vale a partir de 15 anos de contribuição para ambos os casos, até atingir o limite de 100%.

Como ter a aposentadoria em 100% do valor do benefício?

Para alcançar o valor da aposentadoria em 100%, os homens deverão contribuir junto ao INSS, por pelo menos, 40 anos. Já as mulheres, deverão contribuir, pelo menos, 35 anos.

Bastante tempo, não é mesmo?

Por isso, se torna interessante Planejar a sua Aposentadoria!

Ao realizar o Planejamento Previdenciário, as vantagens são inúmeras, mas, iremos elencar as principais:

  • Saber o período contributivo junto ao INSS;
  • Verificar o melhor benefício de Aposentadoria;
  • Verificar as estratégias para aumentar o tempo de contribuição ou o valor do benefício;
  • Projeção futura do benefício em vários cenários;

Por: Aline Winter, Sócia-Advogada do Domeneghetti Advogados Associados. Especialista em Direito Previdenciário, Previdenciário Internacional e do Servidor Público – OAB/SC 51.037.

Fonte: Domeneghetti Advogados Associados

Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social. 

Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática

Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise. 

Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.