Blog Domingos Costa

Notícias e Variedades
Engenharia:cresce o interesse dos jovens pelo curso

Uma equipe de engenharia iniciou, no dia 12 de agosto, a segunda fase de ensaios de sondagem à percussão simples (SPT – Standard Penetration Test) para reconhecimento geotécnico da pavimentação das vias internas do imóvel MT 09-0228 com o objetivo de subsidiar a elaboração dos projetos de construção das futuras instalações do 9º Batalhão de Engenharia de Construção (9º BEC), de uma subunidade e da vila militar com próprios nacionais residenciais (PNR).

A equipe responsável é constituída pelo 9º BEC e pela Comissão Regional de Obras da 9ª Região Militar (CRO/9), sob a coordenação do 3º Grupamento de Engenharia (3º Gpt E) e com o apoio do Tiro de Guerra 09-002 de Sinop.

Você deseja se tornar engenheiro? Então, é possível que tenha se deparado com uma dúvida bastante comum na hora de escolher uma carreira: diante de tantas possibilidades, qual graduação cursar? Existe mesmo uma variedade significativa de formações nesse segmento — sendo a Engenharia Mecânica uma das engenharias mais populares.

A Engenharia é um curso bastante tradicional, que atrai muitos jovens à procura de uma carreira promissora. Essa demanda não é alta à toa: além dos salários generosos, a possibilidades para quem deseja se tornar um engenheiro são bastante amplas. Por isso, as universidades brasileiras oferecem um leque enorme de cursos nessa área, sem contar com as especializações. Assim, o futuro profissional pode escolher à vontade a que campo de estudo quer se dedicar.

Para ajudar na sua escolha, vamos mostrar neste post alguns dos principais cursos de Engenharia disponíveis, o que se aprende em cada um, quais são as atribuições de cada tipo de engenheiro e quais desafios e recompensas esperar de cada carreira. Continue a leitura e tire suas dúvidas!

De acordo com levantamento do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), as Engenharias estão entre as profissões com maior taxa de ocupação (chegando a mais de 95%) e que oferecem remuneração entre as cinco mais altas do País. Além disso, é difícil encontrar algum ranking das profissões mais promissoras que não tenha pelo menos uma Engenharia no topo da Lista.

O amplo mercado de trabalho e a possibilidade de conseguir altos salários mesmo em início de carreira contribuem para que a Engenharia esteja entre os cursos mais concorridos do Vestibular, Sisu e ProUni. Mas a Engenharia, na verdade, não é uma graduação. Ela está mais para uma área do conhecimento e existem, no Brasil, mais de 20 habilitações da Engenharia. Em comum, todas possuem uma carga horária intensa de disciplinas da Ciências Exatas, com muito Cálculo, Matemática e Física. Porém, cada curso de engenharia tem um enfoque diferente e forma um tipo bem específico de profissional.

https://static.portaldaindustria.com.br/media/filer_public/43/6f/436f7382-899d-428e-92e2-f97c5fd5fef3/17-11_-paulo_roberto-_16h.pdf

Engenharia Ambiental

Envolve o estudo, diagnóstico e redução de impactos ambientais em áreas rurais e urbanas com o objetivo de preservar os recursos da fauna, flora, vegetação, ar e água. Dedica-se também ao desenvolvimento de técnicas de manejo, controle e tratamento para recuperar áreas degradadas.

Engenharia Agrícola

É o ramo da Engenharia que se dedica aos processos agropecuários, envolvendo todas as etapas desse segmento, desde os estudos sobre o solo até a qualidade dos produtos e a gestão de empresas do setor.

Engenharia Aeronáutica

Envolve projeção, construção e manutenção de aeronaves, aeroportos e instrumentos de controle, incluindo planejamento e fluxo de tráfego aéreo.

Engenharia Biomédica

Desenvolve e produz próteses, equipamentos e instrumentos médicos. Estuda o organismo humano sob o ponto de vista da Engenharia, combinando conhecimentos de Química, Física, Biologia, Medicina e Bioinformática para prevenir, diagnosticar e tratar doenças.

Engenharia Civil

Dedica-se ao projeto e execução de obras de todo tipo de estrutura, como estradas, pontes, edifícios, viadutos, barragens, etc. Envolve desde o estudo do terreno até a execução da obra, podendo também cuidar da manutenção e restauro de edificações existentes.

Engenharia da Computação

Combina conhecimentos de Engenharia Eletrônica e Ciência da Computação para desenvolver  projetos de automação industrial, sistemas, computadores e periféricos.

Engenharia de Alimentos

Combina conhecimentos de Física, Química, Biologia e Matemática para definir tecnologias, máquinas, aditivos e embalagens na fabricação de alimentos.

Engenharia de Telecomunicações

Combina conhecimentos de Elétrica e Eletrônica, para desenvolver equipamentos usados em telecomunicações, cuidando também do projeto, operação e manutenção de equipamentos e sistemas de telecomunicações.